Bibliografia Doutorado



Bibliografia Doutorado. 

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Ordem Alfabética por autor

B
BUZATO, Marcelo El Khouri. Professor de Linguistica Aplicada, Universidade de São Paulo
Linguagem & Tecnologias Novos letramentos/Multiletramentos Teoria Ator-Rede Cultura Digital 

CITAÇÕES:

Entre a Fronteira ea Periferia: linguagem e letramento na inclusão digital
MEK Buzato
Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas
Letramentos digitais e formação de professores
MEK BUZATO
III Congresso Ibero-Americano EducaRede 29
Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso
MEK Buzato
Revista Brasileira de Educação 13 (18), 325-342
Entre a fronteira ea periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. 2007. 285 f
M BUZATO
Tese (Doutorado em Linguística Aplicada)-Instituto de Estudos da Linguagem ...
As (Outras) Quatro Habilidades/The Four (Other) Skills
MEK Buzato
Revista Digital de Tecnologia Educacional e Educação à Distância 1 (1)
Letramento digital e conhecimento
MEK BUZATO
Portal do Educarede. Disponível em http://www. educarede. org. br/educa ...
Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais
MEK Buzato
Trabalhos em Lingüística Aplicada 46 (1)
Can reading a robot derobotize a reader?
MEK Buzato
Trabalhos em Linguística Aplicada 49 (2), 359-372
Literacy and inclusion: from the nation-state to the age of ICT
MEK Buzato
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 25 (1), 01-38
Digital inclusion as the practice of everyday life
MEK Buzato
Revista Brasileira de Educação 13 (38), 325-342
Cultural Perspectives on Digital Inclusion
MELK BUZATO
The Conditions of Modern Return Migrants 10 (2), 262-280
Networked literacies: texts, machines, subjects and knowledges in translation
MEK Buzato
Revista Brasileira de Linguística Aplicada 12 (4), 783-809









C
COPE, BILL. Centre for Workplace Communication and Culture, 73 The Esplanade, Altona, VIC 3018, Australia.MARY KALANTZIS. Faculty of Education, Language and Community Services, RMIT, PO Box 71, Bundoora, VIC 3083, Australia.  Responsáveis pelo Scholar, the software application, is a Web-based social media environment for writing and assessment developed by an interdisciplinary research team led by education professors Bill Cope and Mary Kalantzis, who is also the dean of the College of Education.


  • Mary Kalantzis and Bill Cope, Literacies, Cambridge University Press, Cambridge UK, 2012, 464pp.

  • Cope, Bill and Mary Kalantzis, ‘Multiliteracies: New Literacies, New Learning’, Pedagogies: An International Journal, Vol.4, 2009, pp.164-195.


  • Cope, Bill and Mary Kalantzis, ‘New Media, New Learning’, in D. R. Cole and D. L. Pullen (eds), Multiliteracies in Motion: Current Theory and Practice, Routledge, London, 2009, Chapter 5.

  • Kalantzis, Mary and Bill Cope, ‘Language Education and Multiliteracies, in Stephen May and Nancy H. Hornberger (Eds), Encyclopedia of Language and Education, Vol. 1, Springer, 2008, pp.195-211. 

  • Kalantzis, Mary, Gella Varnarva-Skoura and Bill Cope (eds), Learning for the Future: New Worlds, New Literacies, New Learning, New People, Common Ground, Melbourne, 2002, 255pp. 

  • Kalantzis, Mary and Bill Cope (eds), Transformations in Language and Learning: Perspectives on Multiliteracies,Common Ground, Melbourne, 2001, 152pp. 

  • Cope, Bill and Mary Kalantzis (eds), Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures, Routledge, London, 2000, 350pp. 


  • Cope, Bill and Mary Kalantzis (eds), The Powers of Literacy: A Genre Approach to Teaching Writing, Falmer Press, London, and University of Pittsburgh Press, Pennsylvania, 1993, 286pp. 




  • Cloonan, Anne. 2010. "Technologies in Literacy Learning: A Case Study." e-Learning and Digital Media 7:248-257. 


  • Neville, Mary, Teaching Multimodal Literacy Using the Learning by Design Approach to Pedagogy: Case Studies from Selected Queensland Schools, Common Ground, Melbourne, 2008 
  • Kalantzis, Mary and Bill Cope, The Learning by Design Guide, Common Ground, Melbourne, 2006. 
  • Kalantzis, Mary, Bill Cope, and the Learning by Design Project Group, Learning by Design, Victorian Schools Innovation Commission, Melbourne, 2005. 
K

KNOBEL, Michele is a Professor of Education at Montclair State University (USA). Colin Lankshear is a freelance educational researcher and writer based in Mexico. TEORIA: conceito de letramento digital.
S

SOARES, Magda é Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE - da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. É autora de diversos livros.



Livros Publicados:

  • Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.
  • Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001.
  • Letramento: um tema em três gêneros. 1a.. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. v. 1. 190 p.
  • Literacy Assesment And Its Implications For Statistical Measurement. PARIS - TRADUÇÕES PARA O FRANC: UNESCO, 1992.
  • Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
  • Português através de textos. São Paulo: Moderna, 1990. v. 4.
  • Alfabetizacao No Brasil: O Estado do Conhecimento. BRASILIA: INEP/REDUC, 1989. 00151 p.
  • Linguagem e Escola: Uma Perspectiva Social. SAO PAULO: ATICA, 1986. 00086 p.
  • Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia. BELO HORIZONTE: AMIGOS DO LIVRO, 1982. 00095 p.
  • CAMPOS, E. N. . Técnica de Redação: as articulações lingüísticas como técnica de pensamento. RIO DE JANEIRO: AO LIVRO TECNICO, 1978. 00191 p.
  • Comunicação em Língua Portuguesa (Coleção Didática - 4 Volumes). RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1975.

SYNDER, Ilana research focuses on the changes to social, cultural and educational practices associated with children and young people's use of digital media in school and out-of-school settings. A particular interest is the complex connections between literacy, technology and disadvantage. Homepage.
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  • Snyder, I.A., Beavis, C. (eds), 2004, Doing Literacy Online: Teaching , Learning and Playing in an Electronic World, Hampton Press.
  • Snyder, I.A. (ed), 2002, Silicon Literacies: Communication, Innovation and Education in the Electronic Age, Routledge, New York USA.
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  • Snyder, I.A., 1999, Coping with change, in Supervision of postgraduate research in education, AARE, sine loco, pp. 141-145.
  • Snyder, I.A., 1999, Integrating computers into the literacy curriculum: more difficult than we first imagined, in Teaching literacy using information technology, IRA (Int Reading Association), Newark Delaware USA, pp. 11-30.
  • Snyder, I.A., 1997, Beyond the hype: reassessing hypertext, in Page to screen: taking literacy into the electronic era, Allen & Unwin, Sydney NSW Australia, pp. 125-143.
  • Snyder, I.A., 1997, Page to Screen, in Page to Screen: taking literacy into the electronic era, Allen & Unwin, Sydney NSW Australia, pp. xx-xxxvi.

U


Bibliografia do Projeto de Pesquisa do Doutorado. 

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Hucitec, 1999.

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__________________________. Letramento digital abre portas para o conhecimento. EducaRede. Entrevista por Olivia Rangel Joffily. 23/01/2003.

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Warschauer, M. Technological change and the future of CALL. In S. Fotos & C. Brown, (Eds.), New Perspectives on CALL for Second and Foreign Language Classrooms. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.



Ordem Alfabética por Tema


LETRAMENTO DIGITAL: O QUE AS ESCOLAS (NÃO) ESTÃO FAZENDO PARA (RE)ESCREVER A HISTÓRIA 

O LETRAMENTO DIGITAL ENQUANTO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: DESAFIOS ATUAIS 


LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DAS INTERFACES DA WEB 2.0 


Autoria em EaD e o conceito de letramento digital


Letramento digital nas interações online: análise dos fóruns de discussão do programa de formação continuada em mídias na educação.



Formação tecnológica e o professor de inglês: explorando níveis de letramento digital

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO 


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE 


MAPEAMENTO DIGITAL


Por um indicador de letramento digital : uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs


Letramento digital: O que é isso?


LETRAMENTO DIGITAL E DESEMPENHO ACADÊMICO EM EaD VIA 
INTERNET1

Letramento digital

(Multi)letramento(s) digital(is): por uma revisão de literatura crítica 

INCLUSÃO DIGITAL E COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: estudo de usuários da informação digital1


A empregabilidade na era digital: um estudo de caso


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